segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Vivemos esperando


Todo mundo vive em busca de um grande amor. Desde que nascemos, ou ainda na barriga de nossas mães, as pessoas começam a fazer planos de namoro para nós. Sempre tem um amigo do pai que vai ter um filho na mesma época, e já deixa encomendado o casamento com a filhinha do amigo. Claro que hoje isso não passa de brincadeira, mas desde sempre nos ensinaram que pra sermos felizes, precisamos encontrar alguém que combine em tudo com a gente ou que seja totalmente o oposto. Aí vocês têm que ser tomados por uma paixão avassaladora que feche seus olhos pra todas as diferenças e se amar muito, muito, muito mesmo! Se casam, têm filhos e nunca fazem nada de errado, nunca magoam nem decepcionam o outro e são felizes para sempre.

Eu queria saber de onde surgiu esta história de amor perfeito. Todo ditado popular tem uma origem, toda crença e todo mito tem uma explicação. Pois então!Quem foi que inventou que alma gêmea existe?Quem foi que disse que é possível que um homem seja sempre gentil, fiel, sincero e companheiro?E pior: qual é o bando de loucos que até hoje acredita em toda esta história pra boi dormir e no beijo que acordou a bela adormecida?

Desculpa se te decepciono. Você pode até me xingar e desistir desta leitura, mas preciso dizer que ninguém vai entrar na sua vida e transformá-la, de repente, em um conto de fadas.Nenhuma pessoa em sã consciência vai carregar água na peneira pra você e esquecer que a vida dela existe.Essa pessoa nasceu sem você e se precisar, vai continuar vivendo sem você.E bem.E feliz. A felicidade só depende da própria pessoa, e não da mãe, do pai, do tucano, da tia, do avô, sobrinho, namorado ou marido. Quem não se ama primeiro, transparece sua falta de amor. E cá entre nós: quem é que quer alguém incapaz de amar a si mesmo? O coração é esperto, gosta de quem se trata bem, se cuida e se valoriza. E está certo! Amor não é enfermaria pra curar feridas ou doença. O amor de outra pessoa existe pra melhorar, pra complementar e não pra servir como prato principal.

Nunca vai haver alguém que atenda a todos os seus desejos, porque expectativa é coisa que só existe dentro da nossa cabeça. Quem sabe aquele cara não seja assim tão lindo como você queria, nem te mande flores em todos os aniversários de namoro ou mensagens todos os dias, mas seja o mesmo cara que te trata com carinho e respeito exclusivos?Ou quem sabe a mulher que você conheceu não seja uma exímia cozinheira, e talvez seus amigos nem a achem tão bonita, mas será ela que vai estar ao seu lado pro que der e vier?

Existe sim gente que ainda dá certo, gente que ainda respeita e quer construir alguma coisa séria, mas pelo amor de Deus, não espere um Brad Pitt ou uma Angelina Jolie aparecer na sua vida. Nem acredite que seu namorado vai querer estar o tempo todo com você e adorar assistir às suas comédias românticas preferidas, ou que a sua esposa vai amar quando você pedir pra ela buscar uma cerveja. Não espere por alguém perfeito, porque você também não é.

Se todo mundo se preocupasse menos em satisfazer a opinião dos outros e olhasse um pouco para quem realmente o considera, as pessoas se encontrariam mais. Se os estereótipos fossem abandonados, a vida teria um gosto diferente, que só se deixa saborear quando permitimos que as pessoas nos mostrem quem elas são, o invés de atacá-las com infinitos pensamentos preconceituosos. Tem pessoas fazendo muito pra aparecer e enxergando qualquer tentativa de manter uma aproximação cordial como uma investida amorosa. Outras, deixando de dar valor a quem merece pra servir de coadjuvante na vida de quem já tem seus protagonistas. Tem gente que deve gostar mesmo de sofrer. Vai entender.



Um comentário:

Letícia Godoy disse...

Simplesmente fantástico e verdadeiro, adorei o texto!!!