sexta-feira, 29 de junho de 2012

A vida muda


Por tantas vezes vi a vida mascarada, camuflada por uma lágrima ou por um sorriso.


Era frustrante ver tudo dando sempre errado. Era tão inquietante e desesperador acreditar que nada seria diferente. Sem novidades, sem mudanças, sem êxitos. Talvez algumas pessoas nascessem pra ser feliz só mesmo na outra vida. E, outra hora, era tão estranho ver coisas tão lindas prestes a inundar a minha vida. E era um frio na barriga, uma alegria que ainda precisava ser contida pela ausência dos fatos, e eu tinha que segurar cada exclamação, cada sorriso, cada explosão de felicidade, e guardar tudo bem escondidinho, num cantinho lá no fundo do peito, pra gritar tudo pro mundo quando chegasse a hora certa.


E depois tudo mudou. O que me causava dor e angústia, e parecia que faria, para sempre, parte dos meus dias, passou. E o que seria o oásis no deserto, o descanso dos meus medos, bálsamo para as minhas feridas, minha felicidade eterna, também passou.


Não, meu mundo não desabou. Reuni as forças que haviam em mim e ergui a cabeça.Aprendi a me amar de uma maneira inacreditavelmente prazerosa.Descobri os deleites que se escondiam no meu cotidiano, enquanto eu só tinha olhos para um futuro promissor.Enxerguei a felicidade que existia em cada um dos meus dias.A felicidade por si mesma, nua, livre de motivos externos que a justifiquem.Uma felicidade que se nutre de cada simples detalhe da existência.


Enfim, me encontrei. E continuo a me descobrir todos os dias. Deixei pra trás aquele ouro de tolo, que me fazia achar que toda espera é produtiva e que toda ausência tem uma justificativa que não seja o simples e puro desinteresse.


Entendi que já era hora de curtir minha vida, com tudo de bom e saudável que ela podia me oferecer. Inovei, me permiti, mudei, aproveitei oportunidades. Passei a olhar para as minhas vontades e para a verdade, que eu insistia tanto em não querer enxergar. Enfrentei meus medos. E, a partir daí, chegaram muitas coisas. Coisas que nunca imaginei, porque a gente tem a mania horrível de se fechar em concepções fantasiosas de ideais e perfeições, e se esquecer de pôr o pé no chão. Coisas que eu, sinceramente, não esperava nem de mim mesma. Coisas boas.


A gente acha que nunca vai mudar, que vai pensar sempre do mesmo jeito. Engano nosso!Todos os dias, ao menos um pedaço de nós muda. Nem que seja um fio de cabelo que cai, nem que seja uma palavra que a gente aprende. E só depois de muito tempo é que a gente percebe. E então, olhamos para o espelho da nossa alma e já não nos identificamos com algo que um dia fez parte de nós.


Quando a gente muda, as coisas ao nosso redor também mudam. (Sim, é verdade! Não é história pra boi dormir!) E tudo se encaixa. Em quem a gente era ou em quem a gente se tornou. E aí, é tarde demais pra certas coisas e é a hora exata para outras.


Nem sempre as coisas vêm na hora que a gente quer, porque elas vêm na hora que tem que vir. Quando deixamos as coisas antigas no passado, abrimos espaço para a chegada de novas, que nem estávamos esperando. E, pra falar a verdade, quando batem à porta é sempre bom atender, porque as melhores surpresas costumam chegar sem aviso.






“Mas é exatamente quando a gente tá cansado, que o coração distrai então a sorte vem.”

Nenhum comentário: