domingo, 17 de junho de 2012

Irmandade



Um amigo é um tesouro disfarçado de gente e, vez ou outra, aparece alguém pra dividí-lo com você, mas trata-se de um tesouro tão especial, que mesmo dividindo você ainda o tem por inteiro.

 Naqueles dias em que estamos de bobeira em casa e a única ocupação é mudar, de cinco em cinco minutos, o canal da televisão, não tem nada melhor que sair com um amigo pra jogar conversa fora! Bater um papo furado, rir de nada ou de tudo, olhar para o tempo!Um simples momento ao lado de verdadeiros amigos vira um marco na história!E se a grana estiver curta ou se estiver chovendo, não tem problema, porque amigo a gente convida pra dormir em casa. E aí rola filme, videogame, pipoca, brigadeiro, baralho e até sessão de fotos. Rola arrumar depois a bagunça e rolam horas de conversa e lembranças interminavelmente boas, porque depois que as coisas passam a gente ri. Rimos de como éramos bobos, de quantas vezes a vida nos pareceu um verdadeiro monstro e dos apertos que já passamos; rimos de tanta coisa hilária que já vivemos juntos. E pra falar a verdade, com os amigos, qualquer meia dúzia de palavras e acontecimentos vira filme de comédia!

A amizade é uma relação gratuita e extremamente bonita. Amor não se compara, porque é sentimento e, assim, não se mede. Tem amor de família, amor de amigo e amor de casal. Família a gente ama porque foi destinado a ela, mas é difícil entender porque amamos tanto nossos familiares, mesmo quando quase nunca nos damos bem com eles. O simples fato de possuir o mesmo sangue que outra pessoa não implica em amá-la, mas mesmo assim a gente ama. Ama tanto e tão imensamente que, simplesmente, ama, sem conseguir encontrar motivo. Amigo a gente ama porque se identifica, porque pensa junto, porque pode contar quando precisar, porque admira. Porque sabe que pode confiar seus segredos sem medo de acordar no outro dia e ser olhado de rabo de olho por todo mundo; sabe que pode falar até amanhecer e ainda assim vai ouvir uma resposta pra sua pergunta, nem que seja um “sei lá!”, porque ele também não sabe de tudo,mas se interessa pela sua vida e pelo seu bem-estar.E você sabe que o ama,porque um dia percebe que o defende quando ele não está por perto para fazê-lo, e que ele faz a maior falta quando fica um tempo longe.Como bem dito pela sabedoria que só a experiência traz, amigos são a família que nos foi permitido escolher.

Com amigo a gente ri, chora, zoa (às vezes até um a cara do outro) e agrega pro currículo um monte de história pra contar. Briga também, mas não consegue não fazer as pazes, porque as qualidades dele pesam muito mais pra você que os defeitos. E num determinado dia, você olha pra trás e vê o quanto o tempo passou, o quanto vocês mudaram, o quanto a vida mudou. E vê que, mesmo que às vezes de longe, vocês continuam amigos, superaram juntos tantas coisas e conquistaram muitas outras, e que ele esteve ali, torcendo o tempo todo por você, te ajudando e te dando força, porque amigo de verdade fica feliz com a sua felicidade, e em amizade verdadeira não se perde a cumplicidade nem por tempo e nem por distância.

Mais além dos laços de sangue, uma amizade é sustentada por laços afetivos, que precisamos cuidar e cultivar todos os dias, pois temos a prerrogativa de romper essa ligação a qualquer tempo. Então vamos conquistando, dia após dia, a afeição do outro e um lugar em sua vida, até que os laços afetivos se tornam tão firmes a ponto de se equipararem aos laços de sangue, porque os amigos são irmãos que a vida trouxe de bônus para nós.

Nenhum comentário: