domingo, 9 de setembro de 2012

Uma nova primavera




Temos uma mania estranha de sonhar com as coisas. E com as pessoas e o futuro. Criamos ideais e expectativas que, provavelmente, nunca se tornarão reais. A vida não é do jeito que a gente imaginou e as pessoas não são bem da forma que gostaríamos. Nem nós mesmos somos aquilo que queríamos ser. Quem insiste em se enganar sofre a demora de um tempo que nunca vem, e acaba se esquecendo de viver, sempre adiando os planos à espera de uma felicidade mágica (e inexistente).

Estamos constantemente insatisfeitos. Sempre criando histórias bonitas na imaginação. Desistimos de algumas, as pessoas destroem outras, e depois inventamos algo novo para acompanhar a corrida do tempo e quebrar a monotonia que já tomou conta de nós. É que tudo uma hora cansa, e a gente muda mais uma vez. Bagunçamos, para começar a pôr em ordem de novo, reinventando.

De vez em quando, as coisas acontecem de maneiras que não havíamos planejado ou, simplesmente, não acontecem.E a gente se pergunta o porquê, mas não vê nenhuma resposta esclarecedora.Seguimos em frente.A vida tem mesmo muita pressa, corre num ritmo acelerado, de mãos dadas com quem caminha e arrastando quem só queria ficar para trás.Então, algum dia, sem querer, a gente entende o motivo de cada coisa ter acontecido do jeito que foi. A gente consegue, já de longe (e justamente por isso), enxergar o passado de forma mais clara, e tudo se encaixa.

E vêm novos acontecimentos, surpresas, planos, novos gostos, novas alegrias, novidades. E a vida se transforma. Nós nos transformamos. Vemos o mundo por outros ângulos e sob uma nova ótica. Aprendemos a correr atrás, e também a aceitar o que foge ao nosso controle. Olhamos para nós e mal podemos acreditar que um dia fomos tão diferentes. Amadurecemos, mudamos de pensamentos, de conceitos, de opiniões e atitudes. E a vida fica mais colorida, porque descobrimos o jeito certo de olhar para ela e para todas as coisas boas que acontecem todos os dias, ao invés de repetirmos para nós mesmos, com tristeza, o que ainda não tivemos a chance de conhecer.

Para cada coisa existe um momento. Para cada pessoa, uma história. Diferente, parecida, mas única. Para todo problema, uma boa solução e para todo arrependimento, novas estradas pela frente. Para as lágrimas, as alegrias, e para sorrisos sinceros, outros sinceros sorrisos. Para as dúvidas, o tempo, e para quem acredita, um futuro que supera o melhor dos sonhos, pois toda semente regada com dedicação e paciência um dia irá florescer, e sempre virá uma nova primavera.

Nenhum comentário: