quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ah se conselho fosse bom...!




Engraçado!Já reparou que confusas são as pessoas?Uma hora te dizem uma coisa, em outra já te dizem exatamente o contrário. E se confundem em si mesmas!

Depois de muitas experiências que vivi, cheguei à conclusão de que em determinados momentos, conselhos só servem para te confundir ainda mais!Você dá voltas e mais voltas, pensa em infinitas possibilidades e no final é obrigado fazer uma escolha, quer queira, quer não.
Tal escolha implicará em conseqüências, que serão suportadas apenas por quem a fez.
Quando se ouve demasiadamente os outros, tem-se a impressão de estar num beco sem saída.Isso porque você vaga ainda mais diante da sua razão.O que já estava difícil,fica ainda mais complicado  diante de tantas possibilidades.
As pessoas falam,falam,dizem,comentam,pensam, e muitas vezes, para nada isso vai servir. No final, a decisão só caberá a você. E se você tiver tomado a decisão por conta da opinião dos outros, azar o seu, porque não terá feito o que era de sua vontade e todas as conseqüências, sejam de qualquer natureza, virão para você, e não pros outros.
Você corre grande risco de viver uma vida que não é a sua, de viver a realização de sonhos que não são os seus. De se encontrar diante de um mundo sem qualquer sentido para você.
É claro que com isso não estou concordando com o ditado que diz que “Se conselho fosse bom,ninguém dava,vendia!”. Não quero dizer que nunca devemos ouvir as pessoas,especialmente as mais experientes.Não é isso!O que quero dizer é que é preciso muita atenção para ouvir o que irão te dizer e muito discernimento para separar o que é útil, o que é válido para você, o que você diz a si mesmo e o que os outros te dizem.
É preciso saber separar, e retirar dos conselhos o que há de melhor e adaptar à sua realidade, à sua vontade e juntar a tudo aquilo que você já aprendeu,seja por seus erros e acertos,seja pela observação.
É necessário abstrair da opinião alheia o que condiz com a sua vida, o que te auxiliará em sua caminhada, e não permitir que o medo de errar faça com que você adote atitudes aparentemente seguras, mas que vem dos outros e não de você.
Digo isso, porque é muito fácil, diante do medo, escolher o caminho mais seguro. E se algo der errado, consolar-se com a idéia de que os outros também teriam feito assim. Mas não podemos nos esquecer que dessa forma, não corremos riscos, mas abrimos mão dos nossos sonhos e de desfrutar as vitórias.
Escolher nunca arriscar é não ser nem frio nem quente, é ser para sempre o seguro, mas triste e incompleto morno.
Ninguém é dono da verdade, até porque tudo é relativo, depende de cada situação. Todos temos dúvidas e medos. Quem aconselha também é humano, e não vai se responsabilizar pelo que vier depois da atitude que você tomou. Porque isso só caberá a você.
Somos donos de nossos atos e também de seus frutos, sejam eles bons ou ruins.
É como dizem: O plantio é opcional, mas a colheita é para todos!
Viva por você, viva pelos seus objetivos,viva pelos seus sonhos.
O sábio entende que é preciso ouvir, mas sem perder seu foco diante do horizonte e, na hora certa, usar sua voz!


Nenhum comentário: