domingo, 13 de maio de 2012

Um lugar ao céu




Na noite do último sábado, 05 de maio, ocorreu um fenômeno chamado perigeu, ou simplesmente “Superlua” para nós, meros mortais não entendedores de astronomia ou amantes dos termos poéticos.

Foi a menor distância, durante todo o ano, entre a lua e a Terra, tendo coincidido com a fase cheia. A lua atingiu o perigeu às 00:34 de domingo e ,um minuto depois,  alinhou-se com a Terra e o Sol, tornando-se cheia.A combinação dos dois fatores resultou numa maravilhosa e espetacular  lua 14% maior  e 30% mais brilhante, como se pôde observar ,apesar de algumas nuvens que encobriram o céu. Segundo a Nasa, a “Superlua” ofuscou uma chuva de meteoros formada por restos do Cometa Halley. E ainda, Marte, Vênus e Saturno puderam ser vistos a olho nu.

A lua é o eterno símbolo dos apaixonados, pois embala o amor com sua beleza e cumplicidade; é a inspiração dos poetas, pois os inunda de imaginação e sensibilidade; e reacende a íntima ligação entre o ser humano e a natureza, induzindo ao autoconhecimento e renovando as forças e esperanças, não raramente deixadas para trás nas estradas do dia-a-dia.

Muitas vezes, nos encontramos à menor distância que já estivemos de nossos sonhos e, por um medo inconsciente que liga seu sinal de alerta quando, enfim, tudo estava prestes a dar certo, mudamos a direção. O nosso maior objetivo é alcançar a felicidade e o maior obstáculo é o tal medo. Por isso, precisamos cuidar para não nos tornarmos nossos maiores inimigos, porque de tanto temer alçar voo, acabamos por atrofiar nossas asas. Somos responsáveis por nossos atos e omissões, e nossas atitudes geram consequencias que somente a cada um de nós caberá suportar, sejam elas boas ou não.

Quem busca alguma coisa, precisa primeiro acreditar e depois agir. Não há empreitada que obtenha sucesso sem fé e não existe fé que mova montanhas sem ação. É claro que é preciso senso de realidade e pé no chão, pois todos temos limitações, mas convencer-se de que não se pode ir além, antes mesmo de  tentar, é estar fadado ao insucesso e à infelicidade.

Não existe apenas um astro no céu, e há espaço suficiente para que todos mostrem sua beleza ao mundo. Se um deles brilha mais, não quer dizer que seja o único ou o mais importante. É apenas uma questão de ser visto por uma ótica que lhe favoreça. Assim como cada corpo celeste tem funções específicas em lugares diferentes, cada pessoa tem tendências e habilidades naturais e basta que elas sejam trabalhadas e aproveitadas da forma certa. Se há alguma luz que te ofusca, repense se é esse realmente o seu caminho ou se esforce para fazer melhor do que tem feito. Não para estar acima, mas para permanecer ao lado, pois as peculiaridades não se excluem, ao contrário, se complementam em prol de um objetivo comum.

Nuvem que encobre o céu aparece de tempos em tempos, mas o que é inerente nunca caíra no esquecimento e nem será ocultado para sempre.A verdadeira luz, em algum momento se torna a ver, pois ainda que estivesse branda, nunca se apagou.

 Para brilhar, basta se colocar, com coragem,no lugar que lhe pertence,empregando forças naquilo que realmente te faz feliz, porque o que se faz por prazer nunca encontrará empecilho o bastante que impeça o seguir em frente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom.

Camila Vaz disse...

Como está escrevendo bem Jéssica! Não sabia desse dom... Parabéns pelo texto, gostei de pensar que seria científico e depois virar em algo bem pessoal...

Mas preciso dizer que para minha luz brilhar mais ela precisa entrar em contato com outros astros como você, Ana Luiza, Ermon Bhering...
Estou com saudade!

Um abraço,
Camila Vaz